O País – A verdade como notícia

IBE diz que nenhum bolseiro no estrangeiro tem COVID-19

O Instituto de Bolsas de Estudo garante que os mais de mil estudantes bolseiros no estrangeiro estão bem e a ter aulas normalmente. A informação foi avançada hoje, durante o lançamento da página web da instituição.

A pandemia da COVID-19 trouxe uma outra maneira de olhar o processo de ensino e aprendizagem no mundo. Questionada sobre a situação dos estudantes moçambicanos no estrangeiro, a directora-geral do IBE garantiu que os 1.593 bolseiros estão bem.

“Mensalmente as embaixadas têm-nos reportado a situação dos nossos estudantes. Até este momento, não temos o reporte de nenhum estudante infectado com a COVID-19. A informação que podemos avançar é alguns estão a ter aulas presenciais e outros através de plataformas online, isso dependendo da situação de casa país”, garantiu Carla Caomba, directora-geral do IBE.

Mesmo com a COVID-19, o Instituto de Bolsas disse que o número de solicitações de pedido de bolsas tem vindo a aumentar. Entretanto, com o lançamento, esta sexta-feira, da página web e da secretária electrónica do organismo, espera-se que os candidatos concorram às bolsas sem ter que sair de casa.

“Com estas plataformas estamos convictos de que os cidadãos, onde quer que estejam, podem ter informação útil sobre a nossa instituição e sobre as bolsas disponíveis”, disse a fonte, explicando que “neste momento, temos as bolsas da Rússia, cujas candidaturas vencem na próxima semana, da Austrália, da ProAfri que serão abertas ainda este mês, a 31 de Março, e brevemente, iremos abrir as bolsas internas.

A instituição espera receber mais bolsas, “dependendo da disponibilidade das existentes nos países ofertantes”.

De salientar que através das plataformas digitais ora lançadas, além de concorrer a bolsas, os candidatos podem esclarecer quaisquer dúvidas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos