O País – A verdade como notícia

Huwana Rubi expõe Dicotomias figurativas na AEMO

A partir de hoje, a artista plástica Huwana Rubi expõe a sua nova individual. Intitulada Dicotomias figurativas, a mostra será inaugurada logo à tarde, a partir das 17h30 horas, na sede da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), na cidade de Maputo.
 
A artista resolveu levar a sua nova mostra por ver nessa acção um desafio, o qual consiste em tecer pontes entre duas artes, designadamente, a pintura e a literatura. “Acredito que estas duas áreas têm tudo haver, uma vez que uma área pode auxiliar na outra”, afirmou a artista que, neste percurso, optou por investir em técnica mista nas telas.
 
As 13 telas que fazem Dicotomias figurativas precisaram de aproximadamente cinco anos para estarem prontas. Portanto, a primeira pintura data do ano 2015, sendo que boa parte das obras foram produzidas de há um ano a esta parte.
 
Com esta exposição hoje inaugurada, Huwana Rubi espera que os visitantes encontrem o silêncio das suas almas, a vida, sonhos e esperança.
 
Para Armando Artur, que escreveu um texto sobre a exposição, “a narrativa da vida e do tempo é igualmente explicada nestes traços, nestes sombreados, nesta luz que até transborda para fora das próprias telas, porque, na verdade, a época em que vivemos é também caracterizada por um intrincamento de desgraças e tristezas. A Huwana tenta, por isso, não perder o fôlego e muito menos o foco daquilo que é o seu sonho anichado nestas linhas e formas, que acabam revelando as suas próprias crenças, principalmente aquelas sobre o poder da cor e da luz na procura da felicidade”. O poeta e antigo Ministro da Cultura acrescenta: “O acasalamento das cores e da luz nos quadros da Huwana simboliza o amor supremo que ela oferece a si própria e ao mundo. Todas as suas obras, incluindo as que corporizam esta exposição, são uma espécie de alegoria de si própria numa terra que lhe é simultaneamente hostil e bem-aventurada”.
 
A exposição individual Dicotomias figurativas estará patente na sede da AEMO até 13 de Setembro.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos