O País – A verdade como notícia

HUAWEI faz entrega de equipamentos a Infraestruturas do centro de dados

Esta quarta-feira 13 de Dezembro de 2021 o maior centro de dados do governo Moçambicano recebeu uma doação de equipamentos feita pela Huawei. 

Esta gigantesca infraestrutura conta agora com equipamento de última geração e de alta qualidade fornecido pela líder global em infraestruturas de telecomunicações, Huawei. 

De realçar que a líder global em telecomunicações tem vindo a juntar esforços junto ao governo ajudando a transformação digital.

O INAGE entidade responsável pela infraestruturas do centro de dados de Maluana, sente-se grato este contributo ira maximizar a eficiência e uso deste centro que é o maior centro de dados do governo em Moçambique e já foi o mais avançado de Africa.

No ato de cerimonia exprimiu com satisfação a entrega deste equipamento o INAGE que é quem vela por esta infraestrutura.

Estes equipamentos entregues ao centro de dados dará uma nova dinâmica as infraestruturas cirando uma maior alternância na utilização dos recursos.

Este evento contou com a presença do Excelentíssimo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Daniel Daniel Nivagara, , Diretor Geral da Huawei Technologies Mozambique Hou Qiang e Director Geral do INAGE Erminio Jasse.

Em seu discurso situo O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior “Este Centro de Dados do Governo se traduz numa plataforma tecnológica de grande envergadura, onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de sistemas e dados sectoriais do sector público do Governo de Moçambique e também do sector privado; Gostaríamos de recordar e, louvar o facto da cooperação e colaboração entre o nosso Governo e a Empresa Huawei Techologies Mozambique Limitada ter começado em 2010 e, que já ter produzido resultados diversos e impactantes no desenvolvimento das TIC no nosso país; 7. Assim, a diversidade de acções que o nosso Governo tem vindo a implementar, em colaboração com a Huawei, têm contribuído para o desenvolvimento de infraestruturas de TIC (no exemplo deste Centro de Dados do Governo), para a qualificação de recursos humanos em TIC e para a disponibilização de plataformas eletrónica de apoio a prestação de serviços digitais na administração pública e no sector de educação, áreas estas que constituem pilares fundamentais de intervenção definidas nas políticas, estratégias e programas de TIC do nosso Governo;” Daniel Daniel Nivagara – Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“Nesta aceção, a Huawei, em estreita cooperação com o Estado Moçambicano, pôde alcançar êxitos em diferentes áreas, facto que permitiu o desenvolvimento das TICs no país. Destas conquistas, importa destacar a construção do Centro Nacional de Dados do Governo no Parque de Ciência e Tecnologia da Maluana, o estabelecimento de Redes de Comunicação de Dados sem fios em 16 campus universitários no âmbito da MoRENet (a Rede de Instituições de Ensino Superior e de Investigação de Moçambique), a realização de acções de formação de quadros e outros ligados ao desenvolvimento e transformação digital do governo e da academia no pais em doações e capacitações. É, no âmbito dos esforços visando assegurar o funcionamento contínuo do equipamento, que a Huawei Mozambique vem doar equipamentos de reserva para o Centro de Dados de Maluana por forma a contribuir para melhorar a forma de utilização do equipamento e maximização da eficiência do Centro de Dados. Além disso, permitirá aumentar a demanda, acelerar a partilha de recursos de comunicação e transformação digital a nível do Governo Moçambicano. É, neste contexto, que recomendamos o uso massivo destes instrumentos tecnológicos em prol de uma interação célere e dinâmica das equipas à diversos níveis, e aumentar a eficiência e produtividade da máquina governativa. gostariamos de agradecer ao Governo Moçambicano por acreditar e confiar na Huawei Mozambique no processo de transformação Digital, e, através desta via, reafirmamos a nossa disposição e compromisso na expansão de infraestruturas de TIC à diferentes órgãos e instituições estatais e manutenção do funcionamento contínuo deste Centro de Dados.

É de salientar que a diversidade de acções levadas a cabo pelo Governo Moçambicano em colaboração com a Huawei Mozambique contribuem para o desenvolvimento da infraestruturas de TIC, qualificação de recursos humanos em TIC e disponibilização de plataformas electrónicas de apoio à prestação de serviços digitais na Administração Pública e no sector de educação, áreas que constituem pilares fundamentais nos programas da TIC do Governo.” Disse Diretor Geral da Huawei Technologies Mozambique Hou Qiang.

“Reconhecemos este gesto e as contribuições feitas pela Huawei ao desenvolvimento de infraestruturas ao Governo e suas contribuições no desenvolvimento e capacitação que tem dado. Queremos assegurar que estas contribuições são bem vindas e que o uso desta ira ajudar a melhor uso e eficiência do centro de dados, podendo assim aumentar a capacidade de processamento e uso de equipamento e crescimento digital ao pais.” Disse Diretor Geral do INAGE Erminio Jasse.

Foi assinado também o termo de entrega que conta com mais de 189 partes em peças de substituição.

Dos vários programas desenvolvidos junto a instituições do estado e governamentais. A Huawei tem apoiado a e envidado todos esforços processo de transformação digital a nível global.

Trazendo inovações tecnológicas e contribuído para a maximização e rápido desenvolvimento de TIC’s nos Governos, academias e Telecom. 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos