O País – A verdade como notícia

Houve quatro alunos infectados pela COVID-19 no primeiro trimestre de 2021

Nos primeiros três meses deste ano, pelo menos quatro alunos de algumas escolas públicas testaram positivo para COVID-19, na cidade de Maputo, segundo o sector da Educação, que diz que dos cerca de 360 mil alunos, 70 por cento tiveram um desempenho positivo. O balanço é preliminar.

A pandemia do novo Coronavírus chegou e impôs novas regras de ser e estar que exigiram mudanças profundas, sobretudo no sector da Educação.

Reduziu-se o número de alunos por turma, a carga horária, as metodologias de ensino e decorrido o primeiro trimestre neste novo modelo, a Direcção da Educação, na cidade de Maputo, recorre aos números para fazer um balanço preliminar positivo.

“O trimestre correu muito bem. As nossas 262 escolas estão a funcionar. Temos cerca de 360 mil alunos a estudar e no início algumas escolas ficaram atrasadas devido à criação de condições, mas daquilo que já temos dá para dizer que estamos em torno de 70%. Não é o desejável, que é 100 %, mas é uma percentagem positiva”, revelou Sandra Machaieie, chefe de repartição da Educação na cidade de Maputo.

Ainda que o balanço aponte para um trimestre sem muitas reprovações, o sector da Educação na capital do país reconhece que os desafios impostos pela COVID-19 afectaram, sobremaneira, o desempenho académico.

“Alguns professores mostravam alguma dificuldade para o uso das tecnologias. A planificação de aulas no novo formato. Os alunos só vão à escola duas ou três vezes por semana. Então, isto tudo contribuiu, de certa forma, para que não corra muito bem, mas correu melhor do que esperávamos”, justificou Sandra Machaieie.

Esperavam que o trimestre corresse bem, mas não que houvesse, pelo menos, 10 casos do novo Coronavírus.

“Nestes 10 casos contamos, não só as escolas, mas também funcionários do Serviço de Assuntos Sociais. Dos mesmos, quatro foram alunos e outros docentes e não docentes”,

O calendário escolar prevê para 21 de Junho a 03 de Setembro o decurso do segundo trimestre e o terceiro de 13 de Setembro a 19 de Novembro de 2021.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos