O País – A verdade como notícia

Houve mais compra de automóveis e consumo de cerveja no 3° trimestre de 2018

Moçambicanos compraram mais automóveis e consumiram mais cerveja no terceiro trimestre deste ano, em relação ao igual período de 2017, revela o Instituto Nacional de Estatística.

Muito álcool e mais compra de carros. Esta é a paixão de alguns moçambicanos, que não se ressentem da crise que abala o país, pelo menos é o que evidencia o Instituto Nacional de Estatística no seu relatório sobre conjuntura do terceiro trimestre deste ano, a que a nossa reportagem teve acesso.
 
Concretamente, o INE aponta para um aumento em cerca de 85% de importação de automóveis no terceiro trimestre de 2018, face a igual período do ano passado, e incremento da venda de cerveja no mercado nacional em cerca de 48,3%.
 
Relativamente ao trimestre anterior, ou seja, segundo trimestre do corrente ano, consta que a importação de veículos e seus acessórios reduziu 41,9% e 17,8%, respectivamente. Comportamento oposto foi observado no negócio de bebidas alcoólicas, com a importação de cerveja a aumentar em 110,7%, e a venda em 30,1%.
 
O consumo excessivo de álcool tem sido uma das maiores causas de acidentes de viação no país, com os automobilistas a violarem sistematicamente as regras elementares do trânsito.
 
O quadro é negro para Moçambique. Desde 2015, o país lidera o índice de mortes por sinistros nas estradas, com a condução sob efeito de álcool na pole position.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos