O País – A verdade como notícia

Hospital Central de Maputo já tem Serviço de Radioterapia

Já é possível fazer radioterapia em Moçambique. O serviço instalado no Hospital Central de Maputo foi inaugurado hoje, pelo Presidente da República. Filipe Nyusi quer que este seja o primeiro de muitos serviços no país, para melhorar a qualidade de vida das pessoas com cancro.

Um alívio para as 25 mil pessoas que anualmente são diagnosticadas cancro no país. O serviço de radioterapia, inaugurado esta quinta-feira pelo Presidente da República, vai juntar-se aos outros tratamentos do cancro e evitar que não se repitam as 17 mil mortes registadas no ano passado devido à doença. Trata-se de um tratamento através do qual se utilizam radiações ionizantes para destruir o tumor ou impedir que suas células aumentem.

Porque 28 de Março é dia do médico, Filipe Nyusi considerou que não havia melhor presente que o de inaugurar um serviço que vai melhorar a qualidade de vida dos doentes com cancro.

Um facto confirmado pela Associação de Luta Contra o Cancro que assiste 10 crianças e 40 adultos que padecem de diferentes tipos de cancro.

Com a entrada em funcionamento do serviço de radioterapia, o país vai poupar 5.8 milhões de dólares. É que através da junta médica entre 2016-2018 foram enviados para fora do país 251 doentes com cancro, para fazer radioterapia o que custou aos cofres do Estado 4.8 milhões de dólares. Entretanto ainda persistem vários desafios nesta área.

A equipa do serviço de radioterapia é composta por dois radioncologistas, três físicos médicos, cinco técnicos e um enfermeiro de radioterapia. E foi a este grupo que o chefe de Estado apelou para que conservem os equipamentos.

Nos primeiros dois anos, a manutenção dos equipamentos é da responsabilidade dos parceiros. Para construção do serviço de radioterapia foram investidos 17.2 milhões de dólares do Orçamento Geral do Estado. O tratamento é gratuito e espera-se atender uma média de 300 doentes por ano.

A Organização Mundial da Saúde estima que 70 por cento das pessoas com cancro precisam de tratamento radioterápico.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos