O País – A verdade como notícia

Horácio Gonçalves anuncia hoje convocatória para “Cosafa”

O seleccionador nacional de futebol, Horácio Gonçalves,divulga esta segunda-feira a convocatória para o Torneio da Cosafa, prova a realizar-se de 7  a 18 de Julho próximo, em Port Elizabeth,  África do Sul.

Será precisamente de Nampula, um dos pontos do país onde tem observado potenciais selecionáveis, que Horácio Gonçalves irá anunciar os jogadores com os quais pretende atacar com brio a competição regional de selecções.

E, porque a palavra de ordem é a renovação gradual, o leque de jogadores eleitos não deverá fugir ao grupo de trabalho que conquistou, recentemente,  a primeira edição do torneio triangular, prova que contou ainda com a participação de Eswatini e Lesotho.

Os Mambas apresentaram-se nesta competição pela selecção olímpica que incluiu alguns jovens atletas que evoluem no estrangeiro.   Trata-se de Ernan Siluane (Fer. Maputo), Kimisson Zavala (Associação Black Bulls), Victor Guambe (Costa do Sol), Fidel de Sousa (Associação Black Bulls), Bruno Langa (Amora FC), Ocozias Nhaca (Liga Desportiva de Maputo), Danilo Muze (Costa do Sol), Francisco Simbine (CS Marítimo), Norberto Marcelino (AD. Vilanculos), Fernando Macaime (Desportivo Maputo), Martinho Thauzene (Associação Black Bulls), Dilson Fumo (LD. De Maputo), ndido Mathe (UD de Songo), Geny Catamo (Sporting CP), Salas Malico (Ferroviáriode Nampula), Shaquille Nangy (Ferroviário de Maputo), Abel Joshua (Vitória de Guimarães), Joaquim Mapanguane (Ferroviário de Maputo), Adamo Alifa (Ferroviário da Beira), Nilton Ernesto (Costa do Sol), Melque Alexandre (Associação Black Bulls), Amâncio Canhembe (CS Marítimo),
Victor Júnior (Ferroviário da Beira), Estevão Novela (Liga Desportiva de Maputo) e Hermenegildo Capene (Costa do Sol).  

É esta juventude, que se bateu com galhardia ainda que com adversários do seu nível, que tem a missão de representar condignamente Moçambique no Torneio Cosafa, numa prova na qual se vai bater na primeira fase com o colosso Senegal, o papa-títulos regional Zimbabwe e a Namíbia.  

Este será o o primeiro teste a sério do seleccionador nacional de futebol,  Horácio Gonçalves, como timoneiro dos Mambas.   Gonçalves tem a ambição de fazer diferente, ou seja, fazer uma campanha briosa.

Aliás, a selecção nacional de futebol não entra no galarim dos vencedores da Cosafa. A Zâmbia é a detentora do troféu, sendo que na última edição da competição derrotou na final a sua similar do Botswana, por 1-0.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos