O País – A verdade como notícia

Homens armados matam 20 civis no Mali

Homens armados mataram, no sábado, 20 civis em diversas localidades perto da cidade de Gao, no norte do Mali. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, pelas autoridades locais citadas pelo Observador.

“Terroristas criminosos assassinaram no sábado pelo menos 20 civis em diversas localidades da comuna de Anchawadj, a algumas dezenas de quilómetros de Gao, assegurou por telefone um responsável da polícia da região sob anonimato.

Um outro responsável da Polícia em Bamako, que também solicitou anonimato, “o assassinato no sábado de cerca de 20 civis em Ebak, 35 quilómetros a norte de Gao, e em localidades vizinhas”, ao referir-se a “um acto perpetrado por criminosos armados”.

Nenhuma outra fonte confirmou serem os ‘jihadistas’ os responsáveis pelo ataque.

A região de Gao tem sido palco de violências desde o início do conflito em 2012, quando grupos armados se rebelaram contra o Governo de Bamako. Em 2015 assinaram um acordo de paz com o Mali, que ainda não foi aplicado na totalidade.

Outros grupos armados, integrados por ex-rebeldes, grupos ‘jihadistas’ — filiados na Al Qaida e na organização Estado Islâmico também actuam na zona contra as forças leais ao Governo, e pelo controlo de territórios e influência.

Traficantes e outros grupos ilegais também estão presentes nesta região desértica, onde o Estado é praticamente inexistente, escreve o Notícias ao Minuto.

No seu último relatório, o secretário-geral da ONU, António Guterres, referiu-se a uma situação securitária “fortemente deteriorada” na região de Gao e ainda em Ménaka, mais a leste junto à fronteira com o Níger.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos