O País – A verdade como notícia

Hirondina Joshua no Festival Internacional de Poesía de Barcelona

A poeta moçambicana Hirondina Joshua participa da trigésima sétima edição do Festival Internacional de Poesía de Barcelona, que arrancou no dia 11 e prolonga-se até  18 do corrente mês, na Espanha.

O evento é um apelo autêntico à diversidade e harmonia na variação, metáfora sobre a necessidade radical de compreensão na diferença. Hirondina é parte dos sete poetas de línguas, idades, culturas e propostas líricas radicalmente diferentes que participam do evento.

A organização do festival aponta que Hirondina Joshua é  um dos expoentes da poesia em língua portuguesa, e devido aos seus livros e textos disponíveis em antologias e portais vem ganhando espaço e notoriedade.

Para Hirondina participar no festival é a possibilidade de poder interagir com pessoas de lugares onde não se fala português.

“Serei a única que fala português. Tudo vai acontecer em inglês, menos a leitura dos poemas” disse, realçando que o festival abre espaço para expor o seu trabalho, em particular, e da literatura nacional em geral.

Além da poesia, o festival traz uma proposta musical encabeçada por Marina Herlop que, acompanhada pelas coristas Marta Torrella e Helena Ros (Tarta Relena) e com a proposta de indumentária de Rosa Tharrats.

“Será um show de poesia no Palácio da Música com os poetas convidados acompanhado de piano ao vivo”, detalhou Hirondina, acrescentando que alguns poemas dos escritores participantes estarão num livro traduzido em catalão.

Hirondina Joshua é membro da Associação dos Escritores Moçambicanos. Faz parte da nova geração de autores moçambicanos. Integra nos 122 autores (artistas visuais, escritores, poetas) do projecto brasileiro Modernos & Ternos onde “conversa” com a modernidade num registo dos 100 anos da Semana de Arte Moderna. É redactora da revista InComunidade (Portugal) e curadora de colunas literária na Plataforma cultural Mbenga Artes & Reflexões, que visam a divulgação de textos e conversas com escritores de língua portuguesa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos