O País – A verdade como notícia

Hilário e Shéu Han inteiram-se do futebol moçambicano com Simango Jr.

Continua a digressão de Hilário da Conceição e de Shéu Han, antigos futebolistas moçambicanos que brilharam ao serviço do Sporting e do Benfica, bem como da selecção portuguesa, pela cidade de Maputo.

Depois de terem realizado uma palestra sobre “viver o futebol”, na manhã de terça-feira, os dois astros foram recebidos em audiência pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Jr., na casa do futebol, na tarde do mesmo dia. Foi, de resto, um encontro de cortesia, onde Alberto Simango Jr. falou dos desafios e avanços que a federação e o futebol nacional conheceram nos últimos 3 anos do seu mandato a frente dos destinos do organismo que gere o futebol moçambicano.

Explicando os avanços, o presidente da FMF falou das mudanças que o futebol moçambicano teve, nomeadamente a forma como está a ser realizado o campeonato nacional de futebol e o campeonato da divisão de honra, para além das competições de formação, bem como as participações das equipas moçambicanas nas competições africanas, em que na próxima edição, 2018/19, o país vai levar quatro equipas às afrotaças, nomeadamente duas na Liga dos Campeões e outras duas na Taça CAF, também conhecida como Taça Nelson Mandela. Esta definição surge pelo facto de Moçambique ter entrado para o grupo de elite da CAF constituído por 12 países.

Presente na ocasião, o seleccionador nacional, Abel Xavier, que se mostrou satisfeito por reencontrar dois compatriotas com os quais passou momentos em Portugal, falou do modelo de jogo que está a incutir no seio dos Mambas, nomeadamente nas qualificações ao CAN, CHAN e Cosafa. Os presentes falaram ainda das possibilidades de qualificação do combinado nacional à fase final do Campeonato Africano das Nações de 2019, que terá lugar nos Camarões.

Em jeito de resposta, Hilário da Conceição e Shéu Han mostraram-se satisfeitos com o desenvolvimento do futebol moçambicano e se mostraram disponíveis e abertos a darem seu contributo para ajudar o futebol moçambicano a voltar aos patamares em que já esteve no passado, com destaque para a sua imagem além-fronteiras.

Já esta quarta-feira, os dois antigos futebolistas estiveram na sede do Desportivo, local onde se localiza a Escola do Benfica em Maputo. Hilário e Shéu tiveram oportunidade de interagir com as crianças que se formam naquele local, bem como com os treinadores e dirigentes, que ouviram as histórias de convivência desportiva dos dois antigos futebolistas que contam com mais de 40 anos no futebol português.

Para já, sabe-se que no sábado, as duas figuras do futebol português vão visitar a Escola Secundária Sansão Muthemba, no bairro Polana Caniço, onde vão assistir a reciclagem e aproveitamento de lixo, transformado em produtos de uso doméstico, numa iniciativa de Sustentabilidade Ambiental.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos