O País – A verdade como notícia

“Hidroeléctricos” e “locomotivas” de Nacala conquistam Taças Provinciais

Fotos: O País

O final de semana teve várias provas em todo país, com algumas províncias a realizarem mais uma jornada dos Campeonatos Provinciais enquanto noutras houve disputa das Supertaças Provinciais, que marcam o arranque das respectivas provas. Tete e Nampula são exemplo das que realizaram supertaças, enquanto as outras foram provas locais.

Enquanto em várias províncias já se joga pelos respectivos Campeonatos Provinciais, em Nampula e Tete jogou-se este final de semana pelas Supertaças Provinciais.

Na chamada capital do Norte, o Ferroviário de Nacala, que conquistou a última Taça Provincial, teve que suar as estopinhas, e por culpa própria, para levar de vencida as Águias Azuis de Nampula por duas bolas sem resposta. Os “locomotivas” de Nacala iniciam assim com o troféu a temporada futebolística 2022, quando se prepara para disputar mais uma edição do campeonato nacional, o Moçambola.

Já em Tete, a União Desportiva de Songo não teve dificuldades para vencer e levantar o primeiro canecão da época, após vitória folgada sobre o Bagamoio de Moatize, por 5-1. O avançado Dayo, ex-Ferroviário da Beira, apontou três dos cinco golos e foi o homem do jogo, ajudando os “hidroeléctricos” a conquistarem o primeiro título do ano.

 

FERROVIÁRIOS DA BEIRA E QUELIMANE NÃO DÃO ESPAÇOS AOS ADVERSÁRIOS

Na província de Sofala, o Ferroviário da Beira somou mais uma vitória no Campeonato Provincial, desta feita diante da Liga Desportiva de Sofala, treinada por Luca Barrarijo, por duas bolas sem resposta, cimentando a liderança da prova.

Ainda para a mesma jornada, o FC da Beira venceu o histórico Têxtil de Púnguè à tangente, enquanto outro histórico, o Estrela Vermelha da Beira sucumbia, pelo mesmo resultado de 0-1, diante do Matchedje local. Já o Sporting recebeu e derrotou a ACLIN de Gorongosa por duas bolas sem resposta.

A turma orientada por Wedson Nyirenda lidera com 13 pontos, seguido pela dupla Estrela Vermelha da Beira e Liga Desportiva de Sofala, com nove pontos cada. Nas posições de fora do pódio estão o Têxtil de Púnguè com sete pontos, na quarta posição, seguidos pelo FC da Beira e Matchedje da Beira, com seis pontos cada.

Nas duas últimas posições estão a Chama da Unidade com apenas um ponto e a ACLIN de Gorongosa sem nenhum ponto. O Campeonato Provincial de Sofala é disputado por equipas ímpares, por isso a Chama da Unidade esteve de fora nesta jornada.

Na Zambézia, por seu turno, jogou-se para a segunda jornada do Campeonato Provincial, sem surpresas nos resultados encontrados. O Ferroviário de Quelimane não teve meias medidas e recebeu e goleou o 3 de Fevereiro de Quelimane por 7-0, com Nonó a fazer um póquer, sendo a figura do encontro.

Outra goleada foi infligida pelo Sporting de Quelimane ao 1º de Maio, também de Quelimane, por quatro bolas sem resposta.

Nas outras partidas da segunda jornada, o Matchedje de Mocuba, treinado por Nacir Armando, que se prepara para o Moçambola 2022, derrotou a Sumeia por duas bolas sem resposta, enquanto o Ferroviário de Nicoadala e Jerry FC empataram a dois golos.

 

“HIDROCARBONETOS” PROTAGONIZAM GOLEADA DAS ANTIGAS

Na província de Inhambane, por seu turno, a segunda jornada não teve surpresas em termos de resultados. Depois do nulo na jornada inaugural, diante do Temusa Costa do Sol da Massinga, a Associação Desportiva de Vilankulo vingou-se na segunda jornada e por números que já não se encontram. Os “hidrocarbonetos” humilharam o Sporting de Massinga por 14-0, com o avançado malawiano Sibale a anotar, sozinho, sete golos.

Os restantes golos da turma, que está a preparar sua participação no Moçambola 2022, foram apontados por Parkim, com um bis, Victor, Xirase, Jorge, Eládio e Betinho.

Ainda para esta segunda jornada, a União Desportiva de Zavala goleou o Samboco de Inharrime por 4-0, enquanto 17 de Maio e o Ferroviário de Inhambane não foram para além de um empate a um golo.

Não foi disputada a partida entre as formações da Liga Desportiva de Maxixe e o Temusa Costa do Sol da Massinga, a pedido da primeira equipa que argumentou problemas logísticos.

 

DESPORTIVO DA MATOLA SOFRE PARA VENCER EM MAPUTO

No que à Província de Maputo diz respeito, o Desportivo da Matola, equipa liderada pelo antigo Mamba e jogador do Maxaquene e Liga Desportiva de Maputo, Eduardo Jumisse, que é, também, seleccionador nacional adjunto, teve que sofrer a bem sofrer para levar de vencida a Real Mahelane da Namaacha por uma bola sem resposta.

Os “alvi-negros” da Matola continuam a liderar a prova, pese embora com oscilações nos resultados, não conseguindo ser uma equipa consistente.

Outras das equipas históricas e que não conseguem se impor em campo são o Clube de Marracuene, que sucumbiu em casa diante do Cross United por duas bolas a uma, o mesmo sucedendo com os Amigos da Matola, que perderam pelo mesmo resultado diante do Timbercity.

A Escola de Sargentos de Boane, ESFA, recebeu e derrotou o Ximangane FC por duas bolas sem respostas, enquanto o Jeito FC venceu por falta de comparência ao Atlético de Marracuene, embora a equipa adversária tenha estado em campo. O facto é que não apresentou nenhum comprovativo de testes contra COVID-19, o que fez com que não tivesse havido jogo e, por conseguinte, sido averbada falta de comparência.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos