O País – A verdade como notícia

Helpcode Itália e INGC revitalizam Comités Locais de Gestão de Risco de Calamidades

Para reduzir a vulnerabilidade, perda de vidas humanas e destruição de propriedades públicas e privadas, devido às mudanças climáticas, a Helpcode Itália está a apoiar uma série de formações para a revitalização dos Conselhos Técnicos Distritais e dos Comités Locais de Gestão de Risco de Calamidades dos distritos de Manhiça, Magude e Moamba. As formações estão a ser realizadas em estreita colaboração com o INGC-Província de Maputo, e, até ao momento, já foram efectuadas duas, no Distrito da Manhiça, revitalizando quatro comités locais. Estas capacitações tiveram lugar no Posto Administrativo da Ilha Josina Machel e no Posto Administrativo de Calanga, abrangendo perto de 80 participantes.

Em geral, as formações abordam temas como missão, função e composição dos Comités Locais de Gestão de Risco de Calamidades (CLGRC) e enquadramento dos membros nos Grupos de Trabalho, incluindo conceitos básicos sobre Gestão de Risco de Calamidades (ameaças, vulnerabilidade, risco, prevenção, mitigação e prontidão). Também são apontadas, de forma específica, tarefas de cada Grupo de Trabalho em três momentos: Antes, durante e depois da ocorrência de um evento extremo.

Um dos resultados importantes esperados nestas formações é o desenho do mapa de risco da comunidade, a ser feito pelos integrantes da própria comunidade que vai permitir identificar as zonas de grande risco, o acesso, o número de residentes, infra-estruturas importantes e as necessidades urgentes em caso de algum desastre natural.

Além de Manhiça, prevê-se que as formações para a revitalização dos comités locais de gestão de risco de calamidades prossigam nos distritos de Magude e Moamba. A acção deverá envolver cerca de oito comités, nos três distritos contemplados.

Estas formações surgem no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Rural e Fortalecimento das Capacidades de Resiliência das Comunidades dos três distritos, levado a cabo pela Helpcode Itália, consórcio que integra Associozione Solidarieta e Sviluppo e o Instituto Oikos (ASeS/Oikos) sob o financiamento da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

Para António Matola, responsável pela área de formação na Helpcode Itália, esta iniciativa surge como reforço a todas acções desencadeadas pela organização no âmbito do projecto de apoio aos agricultores dos três distritos. O representante da ONG Italiana, reforça que o papel do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades-INGC na materialização desta iniciativa tem sido crucial por se tratar de um organismo com competência nesta matéria.

O Projecto de Desenvolvimento Rural e Fortalecimento das Capacidades de Resiliência das Comunidades presta assistência à agricultura e pecuária, promoção da irrigação e comercialização de produtos agrícolas, fortalecimento das habilidades técnicas, desenvolvimento do conhecimento dos produtores e parceiros e à gestão dos produtos e dos serviços técnicos.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos