O País – A verdade como notícia

HCM recebe máquina para cirurgia de Papilomatose Laríngea

O Moza Banco doou ao Hospital Central de Maputo (HCM), uma máquina de Lazer CO2 para o tratamento da Papilomatose Laríngea, uma doença que afecta muitas crianças no país.

Trata-se de uma doença pouco conhecida em Moçambique, mas, segundo dados contidos num comunicado de imprensa recebido na nossa redacção, ataca centenas de crianças.

De acordo com a nota, a cura para esta doença depende de um processo denominado traqueostomia, cujo principal objectivo é servir como uma alternativa segura para que o indivíduo faça um ciclo respiratório através de outro meio.

As crianças que sofrem desta doença têm muitos problemas, nomeadamente, perda do timbre de voz, obstrução da cânula traqueal, tosse e secreções, etc. Todos estes sintomas limitam estas crianças de ter uma vida normal, e de fazer actividades normais como correr, brincar, dentre outas.

A doação surge a pedido do HCM que terá sensibilizado o Moza Banco que, “no âmbito da sua Responsabilidade Social, decidiu doar adquirir e doar a máquina, já entregue ao Serviço de Otorrinolaringologia.

“Decidimos responder a este pedido que nos foi feito, para apoiar na luta desta terrível doença e salvar a vida de muitas crianças do nosso país”, explicou o Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, João Figueiredo, citado num comunicado de imprensa daquela instituição bancária.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos