O País – A verdade como notícia

HCM oferece natal solidário aos pacientes

O Hospital Central de Maputo (HCM) ofereceu, esta quinta-feira, um natal solidário aos seus pacientes. Foram vários sectores do hospital que receberam presentes e banquetes como forma de tonar menos doloroso os momentos dos doentes.  

Houve música, dança, sorrisos e entrega de presente durante o natal solidário. Nada mais justo numa festa alusiva ao dia da família adiantado.

Durante a celebração, os doentes do HCM tiveram a oportunidade de assistir várias actividades culturais.

Amisse Carlitos, um dos beneficiários do natal solidário, é natural de Gaza, está em Maputo há 18 dias. Devido a problemas de gastrite abandonou a escola em 2016 e este ano foi transferido para o HCM. Hoje tudo que pensa é recuperar a sua saúde e retomar os estudos.

Mas por pelo menos duas horas, Amisse esqueceu-se dos seus problemas e divertiu-se ao som de uma música, até porque não são todos os dias que se vê Calane da Silva a dançar.

Para garantir que os doentes tenham mais momentos de distração mesmo estando nas macas, a Multichoice ofereceu descodificadores e televisores que deverão ser colocados nos quartos. A empresa juntou-se a um grupo de amigos do Hospital Central de Maputo que faz estas actividades todos os finais de ano.

Houve festa também para as crianças acamadas, crianças em terapia e mesmo aquelas que foram ao Hospital para a primeira consulta. Todas foram presenteadas pela Fundação Sérgio Gago.

O director do HCM, Mouzinho Saíde, considera de bem-sucedida a ideia de distrair os doentes desta Unidade.

Ainda esta quinta-feira, a EXxonMobil e a Frelindas estiveram no departamento de pediatria do HCM para confraternizar com as crianças acamadas.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos