O País – A verdade como notícia

HCB investe cerca de 40 milhões de euros na reabilitação da subestação de Songo

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa vai investir cerca de três biliões de meticais na reabilitação da subestação de Songo. A reabilitação da estação faz parte do projecto de modernização do equipamento da companhia.

Tendo em conta o acentuado estado de degradação dos equipamentos de conversão da corrente alternada e da corrente contínua e do impacto do mesmos no sistema de transporte de energia para África do Sul, a empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa decidiu investir cerca de 40 milhões de euros, correspondente a cerca de três biliões de meticais na subestação do Songo.

Segundo o comunicado de imprensa da HCB, a acção está inserida no projecto Brownfield fase 2, que visa minimizar o risco de redução da disponibilidade e fiabilidade do sistema de conversão de energia.

A companhia anunciou ainda que está em curso a aquisição de um novo transformador conversor de 400kV, a reabilitação de 15 transformadores conversores, a importação e a instalação de um gerador de emergência.

Para a fase 3 do projecto de modernização da Subestação do Songo, que decorre de 2018 à 2026, a empresa procedeu ao lançamento de um concurso público para a contratação de uma empresa de engenharia que deverá trabalhar com os técnicos da HCB na elaboração dos cadernos de encargos, lançamento do concurso de empreitada e a fiscalização das obras.

As acções em curso fazem parte do plano de engenharia, denominado CAPEX VITAL, que tem o horizonte temporal de 10 anos e tem a missão de optimizar a produção e transporte de energia da hidroeléctrica. O investimento está orçado em cerca de 500 milhões de euros, o equivalente a 38.8 biliões meticais. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos