O País – A verdade como notícia

Haya-Haya investe no “teatro online”

Num contexto caracterizado por muitas restrições, o Grupo Teatral Haya-Haya está a investir em alternativa ao teatro tradicional, feito em espaços específicos. O grande desafio dos actores é levar os espectáculos às pessoas, via online, de modo que não se fique refém dos cine-teatros.

 

O Grupo Teatral Haya-Haya recusa-se a render-se às limitações impostas pela COVID-19. A arte da representação pode e deve vencer as intempéries. Por isso mesmo, Calene, Lúcio Chiteve e Cátia lançaram-se ao desafio de interpretarem uma história hilariante, sobre uma família e todos aqueles que enfrentam determinadas dificuldades ligadas ao custo de vida no confinamento.

A nova proposta teatral do Haya-Haya tem 90 minutos de duração e pretende ser um pretexto de alguma resistência. Se antes da COVID-19 as apresentações teatrais do grupo eram feitas nos cine-teatros, agora, os espectáculos estarão cada vez mais disponíveis nas plataformas online. Com isso, explicou Lúcio Chiteve, Director Artístico do Grupo Teatral Haya-Haya, a ideia é manter um projecto de animação cultural que possa entreter, educar, estimular e impactar a vida das pessoas. No entanto, os espectáculos teatrais continuarão a ser apresentados no palco, enquanto for possível, e, simultaneamente, poderão ser visualizados através dos telemóveis ou dos computadores. É simples. Os interessados só têm que aceder a um link e pagar pela peça que irão ver. “Acreditamos que este projecto vai poder crescer e as pessoas vão aprender a ter de ver peças teatrais a partir de casa, porque nas salas de teatro há limite de público. É possível fazermos arte no palco e termos uma maior abrangência”, explicou o Director Artístico do Grupo Teatral Haya-Haya.

Escrito por Lúcio Chiteve e Calene, o espectáculo teatral Haya-Haya Show é um exercício humorístico do qual surgem histórias sobre relacionamentos, lealdade e excessos. A pretensão dos actores é levar mensagens positivas à sociedade através da arte e numa perspectiva descontraída.

Haya-Haya Show é um espectáculo produzido por Brand Guru e Haya-Haya. Estando disponível online, pode ser visto numa apresentação presencial no próximo dia 30, 17h, na Casa do Artista da Cidade da Beira. “Será um show animado porque estamos a trazer acontecimentos do dia-a-dia”.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos