O País – A verdade como notícia

Há riscos de inundações na província de Maputo

O rio Incomáti, no distrito de Moamba, na província de Maputo, regista uma subida acentuada do caudal, o que poderá originar inundações, a qualquer momento. O Instituto Nacional de Gestão de Riscos e Redução de Desastres Naturais apela às comunidades para abandonarem as zonas de risco.

Há registo de chuvas nos países vizinho, eSwatini e África do Sul, cujas precipitações atingem acima de 200 milímetros em 24 horas. A situação pode causar a subida dos caudais dos rios Incomáti e Movene e, consequentemente, inundações na província de Maputo, segundo avançou, esta segunda-feira, o delegado do Instituto Nacional de Gestão de Riscos e Redução de Desastre Naturais, na província de Maputo, Amir Abdula.

“A bacia do Incomáti provavelmente pode ter algum caudal acima do normal” nos próximos dias. “Já estamos a monitorar e a trabalhar com as autoridades do distrito para a retirada dos agricultores e os respectivos equipamentos”, das nas zonas ribeirinhas, a partir de Ressano Garcia e todo o leito de Incomáti.

Até ao meio dia desta segunda-feira, a estação de Ressano Garcia estava a 30 centímetros de atingir o nível de alerta, daí o apelo para as comunidades ribeirinhas tomarem medidas de prevenção.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos