O País – A verdade como notícia

Há profissionais de saúde que não aceitaram a vacina contra COVID-19 em Nampula

Até a manhã desta segunda-feira,  79% dos profissionais de saúde já tinham sido administrados a vacina de prevenção da COVID-19 na província de Nampula. O sector de Saúde diz que não serão atingidos 100% porque alguns não reuniram critérios para tomarem e outros porque não aderiram

A adesão ao processo de vacinação contra a COVID-19 é de carácter voluntário e como em qualquer outro processo, há profissionais de saúde em Nampula que não aderiram à imunização pela vacina VeroCell da farmacêutica chinesa Sinopharm.

“O que nós pedimos a estes colegas que não quiseram receber as doses é que não criassem condições de haver um ruído por forma a que os outros que queriam receber não pudessem receber por conta de palavras desabonatórias, que estes podiam proferir em torno deste processo”, disse Geraldino Avalinho, chefe do Departamento de Saúde Pública no Serviço Provincial de Saúde em Nampula.

Avalinho avançou não haverem dados sistematizados dos que não quiseram aderir. “ Não temos números absolutos. Os únicos números que temos de forma exaustiva é dos que não reuniam critérios de elegibilidade”.

No início foi feito um levantamento de 8640 profissionais de saúde, incluíndo os funcionários do Conselho Provincial de Combate ao HIV/SIDA, assim como de instituições que trabalham na investigação em saúde para tomarem a vacina, mas o balanço feito logo cedo, esta segunda-feira, apontava para uma cobertura de 79%, sendo que até ao fecho do dia poder-se-a chegar a outros números.

“O objectivo fulcral deste processo é abranger 80% dos profissionais de saúde, o que perfaz cerca de 7 mil profissionais, dos 8640 previstos neste processo. O número actual absoluto que foi abrangido é de 6255 profissionais de saúde e o processo ainda continua”, acrescentou a fonte.

E desde que começou a vacinação, não há registo oficial de reacção adversa e 21 dias depois da toma da primeira dose será administrada a segunda dose.

Se por um lado avança a imunização do pessoal da saúde, por outro, sobem os números de novas infecções pelo novo coronavírus na província de Nampula.

“Desde o dia 11 os números números registados a cada dia são crescentes, de forma exponencial. No dia 11 tivemos 37 novos casos positivos; no dia 12 tivemos 59 e nos dias 13 e 14, respectivamente, tivemos um universo de 86 indivíduos que testaram positivo para a COVID-19”, informou o chefe do Departamento de Saúde Pública no Serviço Provincial de Saúde em Nampula.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos