O País – A verdade como notícia

Há mais de 100 alunos com COVID-19 activo em todo país

O número foi revelado hoje pela ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, à margem da cerimónia de lançamento da Campanha Nacional de Vacinação Massiva. Namashulua diz que há cinco províncias que merecem maior atenção das autoridades.

“Até semana passada, em todo o nosso país, nós tínhamos acima de 100 crianças. São nossos alunos e a idade varia de seis a 13 anos. Mas também temos alunos de 18 anos que frequentam a 12ª classe. São esses os números que estão a ser verificados e seguidos”, disse.

Em seguimento ou acompanhamento estão também, os pontos do país com maior número de estabelecimentos de ensino. Porém, a Ministra da Educação considera importante explicar o caminho que se deve seguir até a decisão de encerramento de uma escola.

“Quando nós temos um ano numa sala de aulas ou um professor que testou positivo, esta sala ou turma entra em quarentena, e não toda a escola. Se temos duas turmas idem. Mas quando a contaminação é de acima de cinco ou seis alunos, em várias turnas numa escola, aí sim essa escola deve ser encerrada”. Foram esses os passos seguidos até a decisão recente de encerramento de escolas nos distritos de Massinga e Maxixe, na província de Inhambane.

Entretanto a titular explica que o sector está atento a outras províncias. “Temos maior atenção às províncias de Tete, Inhambane, e Gaza, além da cidade e província de Maputo. Na província de Maputo, temos a cidade da Matola, as vilas de Boane, Marracuene e Manhiça, que são casos em que há muita movimentação de pessoas, particularmente jovens. Em Inhambane sabemos que temos muitos mineiros, embora não queiramos dizer que sejam eles que estão a criar perturbação”

O país conta com mais de 200 mil professores, dos quais menos de 10 por cento é que foi abrangido pela primeira campanha de vacinação. A inclusão de todos os professores nessa fase gera esperança aos gestores da educação.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos