O País – A verdade como notícia

Há mais de 100 alunos com COVID-19 activo em todo país

O número foi revelado hoje pela ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, à margem da cerimónia de lançamento da Campanha Nacional de Vacinação Massiva. Namashulua diz que há cinco províncias que merecem maior atenção das autoridades.

“Até semana passada, em todo o nosso país, nós tínhamos acima de 100 crianças. São nossos alunos e a idade varia de seis a 13 anos. Mas também temos alunos de 18 anos que frequentam a 12ª classe. São esses os números que estão a ser verificados e seguidos”, disse.

Em seguimento ou acompanhamento estão também, os pontos do país com maior número de estabelecimentos de ensino. Porém, a Ministra da Educação considera importante explicar o caminho que se deve seguir até a decisão de encerramento de uma escola.

“Quando nós temos um ano numa sala de aulas ou um professor que testou positivo, esta sala ou turma entra em quarentena, e não toda a escola. Se temos duas turmas idem. Mas quando a contaminação é de acima de cinco ou seis alunos, em várias turnas numa escola, aí sim essa escola deve ser encerrada”. Foram esses os passos seguidos até a decisão recente de encerramento de escolas nos distritos de Massinga e Maxixe, na província de Inhambane.

Entretanto a titular explica que o sector está atento a outras províncias. “Temos maior atenção às províncias de Tete, Inhambane, e Gaza, além da cidade e província de Maputo. Na província de Maputo, temos a cidade da Matola, as vilas de Boane, Marracuene e Manhiça, que são casos em que há muita movimentação de pessoas, particularmente jovens. Em Inhambane sabemos que temos muitos mineiros, embora não queiramos dizer que sejam eles que estão a criar perturbação”

O país conta com mais de 200 mil professores, dos quais menos de 10 por cento é que foi abrangido pela primeira campanha de vacinação. A inclusão de todos os professores nessa fase gera esperança aos gestores da educação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos