O País – A verdade como notícia

Há fraca adesão de automobilistas ao estacionamento rotativo em Maputo

Alguns automobilistas abandonaram alguns locais identificados pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo para cobrança de estacionamento rotativo através de meios electrónicos. Nas avenidas Albert Lithule e Samora Machel, abrangidas nesta primeira fase, há espaços de sobra para estacionar.

Ao estacionar num local devidamente identificado, nas Avenidas Samora Machel e Albert Lithule, o automobilista deve pagar 10 meticais por hora, 60 meticais por dia e 920 meticais ao fim de cada mês.

Osvaldo é um dos automobilistas que estacionou a sua viatura por menos de uma hora e pagou a taxa de 10 meticais aplicada com recurso ao telemóvel e fala da fraca adesão dos outros automobilistas.

“Eu penso que o problema da fraca adesão seja motivado pelo facto de muita gente não estar a usar estes serviços, porém acredito que, a partir de uma determinada altura, vão começar a usar”.

As avenidas Albert Lithule e Samora Machel que, nesta fase piloto acolhem o modelo de pagamento electrónico durante o estacionamento rotativo, andam quase vazias.

Joaquina Julai, embora não seja usuária das vias da baixa da cidade de Maputo, notou espaço vago no estacionamento. “Há muito espaço vazio”. Tendo, depois de estacionar o seu carro, pago através da via electrónica, Julai comentou que “a cobrança electrónica vale a pena”.

Vale a pena ao Conselho Municipal que controla melhor os que estacionam as suas viaturas nas avenidas com pagamento electrónico, mas não aos polidores e controladores a quem nada resta a esta altura. Neste momento, apenas têm o seu ganha-pão lavando viaturas, uma vez que os proprietários já não lhes pagam pelo estacionamento.

“Para nós, fica mais difícil, porque eles não guarnecem carros, só cobram o estacionamento e os proprietários das viaturas não podem pagar às duas entidades, por isso nós não ganhamos nada.”

Enquanto isso, os agentes do Município de Maputo não poupam esforços e têm sensibilizado os automobilistas para que efectuem electronicamente os pagamentos no acto do estacionamento.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos