O País – A verdade como notícia

Há “choque” de “locomotivas” em Lichinga

Fotos: O País

O Incomáti de Xinavane recebe, esta sexta-feira, a Associação Desportiva de Vilankulo em desafio que abre a 20ª jornada do Moçambola-2021. Domingo, Ferroviários de Lichinga e Maputo batem-se num dos jogos mais importantes desta ronda.

Foi “sacrificado” Danito Nhamposse, por alegados maus resultados, e indicado Tiago Machaisse para o substituir, numa das raras aventuras nos últimos tempos deste técnico sem a “umbrela” de Artur Semedo!

A roçar a zona de despromoção (11ª posição com 17 pontos), o Incomáti de Xinavane não se pode dar ao luxo de perder pontos, sobretudo no seu reduto! É, por isso, fundamental que vença, esta sexta-feira, na recepção, a Associação Desportiva de Vilankulo para não perder cada vez mais terreno na luta pela manutenção.

Os números não mentem. Pelo contrário: são elucidativos da campanha aos soluços no campeonato nacional de futebol: 19 jogos, apenas quatro vitórias, dez derrotas e cinco empates.

Nos últimos cinco jogos, os açucareiros averbaram quatro derrotas e empataram uma partida. A última vitória foi precisamente na jornada 14 no terreno do Textáfrica de Chimoio, onde bateram os “fabris do planalto” por 1-2. Motivada por ter travado, na última jornada, o Ferroviário da Beira (a quem venceu em casa por um a zero), a Associação Desportiva de Vilankulo desloca-se ao canavial com claro objectivo de pontuar. E pontuar, tendo em conta a conjugação de outros resultados dos conjuntos a si colados, pode ser factor determinante para continuar a espreitar os lugares cimeiros.

Nos últimos quatro jogos, há registo de duas vitórias (sobre o Textáfrica, por 0-2, e Ferroviário da Beira, por 1-0), um empate (Costa do Sol, 1-1) e uma derrota frente ao Ferroviário de Lichinga, por 2-1.

Sábado, no prosseguimento da jornada 20, a Associação Black Bulls, líder da prova com 44 pontos, joga com o Ferroviário de Nacala. Pressionados pelo Ferroviário da Beira, segundo classificado com 39 pontos, os “touros” perseguem mais uma vitória caseira para não marcarem passo na luta pela conquista do seu primeiro título.

De resto, há que capitalizar o factor casa e voltar a arrancar uma exibição segura para manter a ordem no Complexo Desportivo de Tchumene. Na última jornada, frente ao Desportivo Maputo, a ABB sentiu imensas dificuldades para sair vitoriosa. A meio da tabela classificativa, ou seja, na 8ª posição com 25 pontos, o Ferroviário de Nacala vai a Tchumene com claro objectivo de contrariar o melhor conjunto do campeonato nacional de futebol. Uma campanha trémula, no arranque da prova, colocou o Ferroviário de Nacala na cauda da tabela classificativa, mas os nacalenses melhoraram a sua prestação e irão fazer de cada jogo um campo de batalha para assegurar uma manutenção tranquila na primeira linha do futebol indígena.

Equipa sensação da prova, o Ferroviário de Lichinga dos antigos internacionais Antoninho Muchanga e Arnaldo Ouana bate-se com o seu homónimo de Maputo, conjunto que parece ter acertado a linha na agulha com a entrada de Carlos Baúte.

Jogo interessantíssimo de seguir, porquanto estaremos perante o terceiro e quarto classificados da prova, ambos com 34 pontos. Redimir-se da derrota sofrida no terreno do Matchedeje de Mocuba, por sinal a primeira vitória na era Nacir Armando, é o grande objectivo dos “locomotivas” de Lichinga.

Ciente de que o Ferroviário de Lichinga tem feito do Estádio Municipal um inferno para os seus adversários, Carlos Baúte vai procurar montar uma estratégia para sair com os três pontos neste duelo.

Uma vitória no clássico da jornada 19 do Moçambola diante do Costa do Sol pode espevitar os “locomotivas” da capital para exibições seguras nos próximos duelos. A ver vamos se Baúte mantiver a “locomotiva” nos carris!

No Caldeirão Chiveve, o Ferroviário da Beira é forçado a vencer o Matchedje de Mocuba sob o risco de, em caso de vitória da ABB no sábado, perder terreno na luta pelo título. A derrota diante da AD Vilankulo não estava nas contas do conjunto de Akil Marcelino, mas arrepiar caminho, vestir o fato-macaco e mandar em casa. Acreditar até o fim. Este deve ser, por estas alturas, o lema do Matchedje de Mocuba que tem a hercúlea missão de lutar para sair da zona de aflição!

Interessante será, claramente, o duelo entre aflitos: Textáfrica de Chimoio vs Desportivo Maputo, agendado também para domingo no campo da Soalpo.

Dois históricos hoje a mergulharem numa crise profunda financeira e desportiva! Pontuar é fundamental para não se afundarem cada vez mais na tabela classificativa.

Em 19 jogos, os “alvi-negros” apresentam um pobre saldo de apenas três vitórias, dez derrotas e seus empates. Muito pouco para uma das melhores escolas de futebol do país. No planalto, mais do mesmo: uma vitória, 12 derrotas e cinco empates deixam o primeiro campeão nacional na última posição com oito pontos.

 

COSTA DO SOL VS UD SONGO ADIADO

O embate entre o Costa do Sol e União Desportiva do Songo foi adiado para o próximo dia 20 de Outubro, devido à participação dos “hidroeléctricos” nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.  A União Desportiva do Songo venceu, no passado sábado, o AS Otoho do Congo Brazzaville, por 1-0, em desafio da primeira mão da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos. Lau King, aos 30 minutos, foi o autor do golo solitário da União Desportiva do Songo! Serve de referência recordar que, em 2018, a União Desportiva do Songo caiu na primeira eliminatória desta competição.

 

MIQUISSONE INTEGRADO NO AL ALHY

O internacional moçambicano Luís Miquissone já está integrado no plantel do o Al Alhy do Egipto, tendo realizado o seu primeiro treino na última terça-feira. Miquissone deverá estrear-se já na próxima terça-feira no vencedor da Liga dos Campeões Africanos que vai jogar com o El Geish, em partida da Supertaça do Egipto. Três dias depois, ou seja, a 25 de Setembro, deverá ser utilizado no confronto com o ENPPI em partida dos oitavos-de-final da Taça do Egipto.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos