O País – A verdade como notícia

Há 50 anos, o Homem pisava pela primeira vez a lua

Passam hoje 50 anos desde que o Homem pisou a lua pela primeira vez. Foi uma missão descrita como um Pequeno passo para o Homem e um salto gigantesco para a humanidade, que a missão Apollo 11 aterrou pela primeira vez na superfície lunar.

Gabriel o Pensador cantou e talvez sonhou, mas nunca foi. Quem de facto foi à lua foram os antigos astronautas, Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Charlie Duke, na missão Apollo 11 da NASA, precisamente há 50 anos.

Hoje, os antigos astronautas assistiram à estreia de "Apollo 11," num espetáculo imersivo, em exibição no estádio Rose Bowl, em Pasadena, nos Estados Unidos.

Buzz Aldrin é o último sobrevivente da equipa que aterrou na superfície lunar. Mas se os astronautas ficaram como os rostos da missão, houve toda uma equipa a trabalhar para alcançar este objetivo.

Na altura, apenas uma mulher, Joann Morgan, participou no lançamento do Saturno V, que colocou a missão Apollo 11 em órbita.

No início deste ano, a NASA anunciou o programa Artémis, para levar astronautas à Lua até 2024. O objetivo é usar a superfície lunar como campo de treino para uma eventual exploração de Marte.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos