O País – A verdade como notícia

Guterres atrasou toma da 3.ª dose da vacina “em solidariedade com África”

Foto: Notícias ao Minuto

O secretário-geral das Nações Unidas diz que “sofreu muito” para tomar a “difícil” decisão de receber a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e tinha retardado a sua toma em solidariedade com os países africanos.

“António Guterres está totalmente ciente do simbolismo do secretário-geral receber a terceira dose enquanto a situação global das vacinas é terrível”, salientou Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário geral da ONU.

António Guterres, que recebeu na sexta-feira passada a dose de reforço da vacina contra a COVID-19, tinha protestado na quarta-feira contra o facto de apenas 6% da população africana ter pleno acesso às vacinas, quando grande parte do mundo multiplica pelo menos por dez essa percentagem, segundo escreve o Notícias ao Minuto.

O diplomata português, que falava em conferência de imprensa conjunta com o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, apelou também à uma estratégia com vista a aumentar os números da vacinação também no continente africano.

Guterres manifestou, também, a sua preocupação com o isolamento dos países da África Austral devido às novas restrições de viagens, impostas devido ao surgimento da nova variante Ómicron.

O responsável da ONU, de 72 anos, estava a ser pressionado pela sua família e médicos para receber a terceira dose da vacina antes da Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorreu em Setembro, e da cimeira do clima de Glasgow, em Novembro, mas adiou a toma, referiu o seu porta-voz.

Stéphane Dujarric salientou ainda que Guterres tem viajado e que irá continuar a fazê-lo nas próximas semanas.

Esta situação que levou à decisão, como atitude “mais responsável” devido à idade e responsabilidade do cargo, de ser vacinado com a dose de reforço, acrescentou. “Posso confirmar que ele, de facto, sofreu muito para tomar esta decisão”, concluiu.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos