O País – A verdade como notícia

Guterres pede planos ambiciosos na luta contra aquecimento global

Discursando num encontro preparativo para realização da conferência climática da ONU, COP26, a decorrer em Novembro deste ano, na Escócia, o Secretário-Geral das Nações Unidas apelou aos líderes mundiais a preparar planos climáticos ambiciosos para redução do aquecimento global.

“O mundo ainda está longe da meta que é de permanecer 1.5 graus do limite do Acordo de Paris. Por essa razão, precisamos de mais ambição, mais ambição na mitigação, ambição na adaptação e ambição no financiamento. A coligação global para rede de emissões zero precisa crescer, cobrir mais de 90% das emissões. Este é um objectivo centrarl para Nações Unidas este ano. As palavras não são suficientes. Até COP26, todos os países precisam avançar com mais contribuições ambiciosas nacionalmente definidas, com as metas de 2030 consistentes com o caminho de rede zero. As maiores economias e membros da G20 devem liderar o caminho. Os países em desenvolvimento, particularmente os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos, deve-lhes ser dado o apoio de que precisam para reforçar a sua ambição climática” disse.

Guterres acrescentou que o uso de carvão devia gradualmente ser banido até 2040 e os financiamentos sobre o sector e sobre combustíveis fósseis deviam ser direcionados para solução de energia limpa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos