O País – A verdade como notícia

Gungu exibe “Jogo de intrigas” em ante-estreia

Gungu tem nova peça: “Jogo de intrigas”, uma obra que retrata a trama familiar, com evidências do que a falta de comunicação pode causar às pessoas.

Igualmente, a ideia da obra é mostrar que não possuir informação pode afectar vidas e planos, afinal, a informação é a chave para que as pessoas se compreendam e, com isso, percebam melhor o mundo. Assim entende Gilberto Mendes, encenador da peça com ante-estreia marcada para hoje, 18h30.

Se, por um lado, “Jogo de intrigas” espera reavivar o compromisso que Gungu tem com o público, por outro, a peça vai ao Cine Teatro Gilberto Mendes para assinalar 25 anos de existência da companhia. Assim, intercalando temas sérios com humor característico, a obra procura tornar os espectadores melhores cidadãos. Para o efeito, o espectáculo inclui situações que dizem muito às pessoas, como tráfico de influência para se conseguir emprego.

Além disso? Gilberto Mendes explica: “queremos continuar a mostrar a nossa arte de representar, ciente de que muitos não olham o teatro do mesmo modo que a música, ainda que os actores consigam atingir bem as pessoas e as marcas”.

Neste lançamento de “Jogo de intrigas”, Mendes não deixou de fazer uma leitura sobre o teatro moçambicano, quando questionado sobre como vislumbra o futuro desta arte. “Quando estávamos no início da carreira artística, dizíamos que o futuro do nosso teatro era risonho. No entanto, tantos anos depois, falarmos do futuro do teatro parece referirmo-nos a um sonho adiado. Ao invés de olharmos para o futuro como um sonho bom, queremos pensar que o teatro está a trazer resultados positivos para sociedade moçambicana, formando pessoas melhores e bons actores, que, inclusive, alimentam o cinema nacional. Veja-se o caso recente de “Comboio de sal e açúcar”, por exemplo, que tanto tem conseguido dar prestígio ao país além-fronteiras”, afirmou o artista, frisando: “a arte teatral seria bem melhor se houvesse um investimento mais acentuado”.

Do “Jogo de intrigas” fazem parte os actores: Samuel Malumbe, Juanet Rombe, Emelda Macamo, Eduardo Gravata, Beatriz Munguambe e Gilberto Mendes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos