O País – A verdade como notícia

Guitarrista partilha “groove” de Moçambique pelo mundo

“O lugar de Jimmy Dludlu está entre os melhores mestres da guitarra do século 20 e 21 como Charlie Christian, Wes Montgomery, George Benson e Django Reihnardt”. O pronunciamento Hugh Masekela, pouco a pouco, está a ser entendido à letra pelos demais.

Por isso, Jimmy Dludlu vai realizar entre Julho de 2017 e Junho de 2018 uma digressão mundial para divulgar o seu mais recente disco intitulado “In the Groove”, lançado ano passado.
Esta digressão mundial tem como lema “Moçambique: terra de sol, praia e Afrojazz”. Com isso, visa igualmente divulgar uma imagem positiva de Moçambique depois de nos últimos dois anos terem sido reportados na media internacional apenas assuntos negativos relacionados com dívidas e conflito político-militar. Assim, Jimmy quer contribuir no relançamento da boa imagem do nosso país no mundo, projectando-o, como um país a escolher para passar férias e momentos de lazer, mas também para fazer negócios.

A digressão deverá escalar 15 países em todos os continentes e espera-se que quase 30 milhões de pessoas assistam aos seus concertos. As actuações de Jimmy Dludlu serão feitas em Festivais de Jazz e em alguns casos deverá também participar em programas televisivos, Talk Shows de maior audiência.

Como parte deste projecto, entre os dias 27 a 30 de Abril o guitarrista esteve presente no Jaazzahead 2017, em Bremen, na Alemanha, uma das maiores Feiras Internacionais de Jazz que reúne produtores de concertos de Jazz, agentes, músicos e todos interessados no mundo de jazz para expor e discutir as novas tendências deste estilo musical.

O stand de Jimmy Dludlu estava integrado no pavilhão da Brasil Music Export, fruto de uma parceria com uma empresa brasileira que divulga o músico pelo mundo.

A digressão teve seu pontapé de saída no dia 1 de Julho, em Durban, na África do Sul. Esta semana, no dia 8 de Julho, Jimmy Dludlu vai actuar no LUGANO JAZZ ESTIVAL, na Suíça. O músico é uma das figuras de cartaz deste festival que deverá ser transmitido em Directo pela TV Sueca para mais de 5 milhões de pessoas na Suíça e Itália. Jimmy vai actuar ainda em Roma e Milão, na Itália. Ainda na Europa Jimmy Dludlu é convidado especial para a celebração dos 20 anos do Saulkrasti Jazz Festival, na Letônia, entre outros festivais pelo mundo.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos