O País – A verdade como notícia

Guiné-Conacri lança campanha de vacinação contra Ébola

A Guiné-Conacri lançou hoje uma campanha de vacinação contra Ébola em N’Zérékoré, onde um novo surto do vírus foi declarado, anunciou a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS), citado pela Lusa.

De acordo com a ANSS, a vacina será apresentada no hospital regional e depois transportada para Gouéké para o início da campanha na presença das autoridades sanitárias.

A vacina será administrada aos doentes de Ébola e seus contactos, num total de 371 pessoas.

As autoridades sanitárias também planeiam lançar a campanha de vacinação na área de Conacri na comuna de Dubreka, a norte da capital, avança a ANSS.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde guineense anunciaram na semana finda que a Guiné-Conacri receberia mais de 11.000 vacinas contra o Ébola no domingo e que iniciaria a sua campanha de vacinação na segunda-feira.

No entanto, como relatado pela ANSS, a chegada das vacinas à Guiné-Conacri foi adiada por um dia porque o avião que as transportava não pôde aterrar devido ao mau tempo.

O governo guineense confirmou a detecção do Ébola no seu território a 13 de Fevereiro passado e no dia seguinte declarou oficialmente o primeiro surto no país após a grande epidemia de 2014 e 2016 na África Ocidental.

Embora o caso zero seja desconhecido de momento, o ponto de partida é uma enfermeira de Gouéké que morreu entre 27 e 28 de janeiro e cujo funeral foi realizado a 01 de fevereiro, evento após o qual alguns participantes tiveram sintomas de Ébola.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos