O País – A verdade como notícia

Guerra na Ucrânia já matou 100 crianças

Pelo menos 100 crianças foram mortas desde o início da invasão russa à Ucrânia ordenada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o Presidente Ucraniano, durante uma intervenção no parlamento do Canadá.

Na ocasião, Volodymyr Zelensky pediu aos presentes para terem em atenção as cidades da Ucrânia e os pontos turísticos a serem bombardeados, para devidas precauções, e voltou a apelar para o encerramento do espaço aéreo do país, de modo a privar ataques.

“Eles estão a destruir tudo: memoriais, escolas, hospitais e prédios. Eles já mataram 97 crianças ucranianas. Não estamos a pedir muito. Estamos a pedir justiça, apoio verdadeiro”, afirmou Zelensky, citado pelo Notícias ao Minuto.

Uma vez que o pedido já tinha sido feito, mas sem resposta esperada, o Chefe do Estado ucraniano questionou: “Quantos mais mísseis têm de cair na nossa cidade até que isso (encerramento do espaço aéreo) aconteça?”, e pediu humanismo: “Gostava que vocês entendessem e que sentissem isto”.

Segundo o Notícias ao Minuto, o Canadá, a segunda maior diáspora ucraniana do mundo depois da Rússia, já prometeu mais de 103 milhões de euros em ajuda humanitária à Ucrânia

Na sequência de ataques levados a cabo por tropas russas, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, nos últimos 20 dias, já foram registadas pelo menos 1.834 vítimas civis, entre as quais 691 mortos e 1.143 feridos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos