O País – A verdade como notícia

Guerra comercial entre China e EUA domina cimeira G20

Decorre na capital Argentina, Buenos Aires, a cimeira anual do G20. o encontro será dominado pela guerra comercial entre a China e os EUA.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, provocou uma escalada verbal na guerra comercial ao anunciar que a atitude intransigente da China levaria os EUA a estenderem o âmbito do incremento de taxas alfandegárias sobre os produtos chineses.

Por outro lado a China reagiu anunciando o aumento de tarifas sobre os produtos oriundos dos EUA e dos países aliados dos norte-americanos.

"Estou preparado para reunir com o Presidente chinês. Toda a vida me preparei para esse encontro", afirmou na passada semana Donald Trump, a propósito da reunião bilateral em Buenos Aires.

Trump admitiu ainda que outra reunião importante em Buenos Aires seria com o Presidente russo, Vladimir Putin.

No seu Twitter Trump aventou  a possibilidade de cancelar o encontro por considerar que os incidentes no estreito de Kerch, tornavam a reunião bilateral inconveniente para todas as parte, escreve o Notícias ao Minuto.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia será um dos pontos quentes da cimeira, com vários dirigentes a procurarem perceber a posição russa, depois de a Ucrânia já ter pedido reforço militar da Nato na região.

A cimeira vai decorrer debaixo de um forte dispositivo de segurança, depois de vários grupos de activistas da Argentina e internacionais terem anunciado que se preparam para realizar protestos junto das instalações do encontro.

O G20 não tem um pessoal permanente e a sua liderança é rotativa, anualmente, entre nações divididas por grupos regionais.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos