O País – A verdade como notícia

Grupo Soico advoga por reformas na lei da indústria da media

A administração do Grupo Soico reuniu-se, esta segunda-feira, com a chefia da bancada parlamentar da Frelimo, num encontro que tinha como principal objectivo fazer uma advocacia em prol de reformas na legislação que regula a indústria da comunicação social no país.

A administração do maior grupo privado da media nacional entende que a dinâmica e realidade actuais exigem uma adaptação da legislação, de modo a que a indústria da comunicação continue a desempenhar um papel consentâneo com o reforço da democracia no país.

“Entendemos que há questões da indústria da media que são uma preocupação para nós e queremos influenciar a Assembleia da República, no sentido de adoptar instrumentos legislativos que protejam a indústria de comunicação social, enquanto um pilar fundamental na implementação da democracia”, explicou Jeremias Langa, administrador do Grupo Soico.

Para a administração da Soico, uma reforma legislativa é fundamental, até mesmo para uma melhor actuação da media tendo em conta as mudanças político-sociais que o país espreita.
“Sabe-se que se está num processo de discussão do pacote de descentralização que vai trazer mudanças importantes na configuração política do país. Temos as eleições autárquicas em Outubro deste ano e as gerais no mesmo mês do ano de 2019, e nós como actores de media temos um papel relevante na questão de transmissão de conteúdos”, disse Jeremias Langa.

A bancada parlamentar da Frelimo, representada pela respectiva chefe, Margarida Talapa, relatora (Telmina Pereira), porta-voz (Edmundo Galiza Matos Júnior) e alguns assessores, destacou os avanços que o sector de comunicação vem registando nos últimos anos e o contributo que o Grupo Soico, em particular, vem dando no âmbito da democratização do país e da liberdade de expressão.

“Temos registado um avanço do sector de comunicação, com destaque para aquilo que tem sido o contributo significativo do Grupo Soico no âmbito da democratização do país e na implementação da liberdade de expressão que os moçambicanos devem ter e na veiculação de conteúdos relevantes”, disse o porta-voz do partido.

Sobre a matéria em cima da mesa, a bancada que detém a maioria parlamentar manifestou disponibilidade para influenciar nas reformas necessárias para o seu melhoramento.

“O quadro regulatório deve acompanhar a dinâmica dos investimentos que têm sido feitos pelos órgãos de comunicação social e também o avanço tecnológico que se verifica neste domínio. Estamos dispostos a dar qualquer apoio necessário e estamos de mãos abertas para todos os segmentos da sociedade para receber ideias e propostas que visam melhorar o quadro regulatório da indústria de media no país. Nós iremos dar o nosso contributo ao nível das comissões que lidam especificamente com estas matérias”, assegurou o porta-voz da bancada da Frelimo.

Depois desta reunião com a bancada da Frelimo, a direcção do Grupo Soico vai manter encontros com as bancadas parlamentares da Renamo e do MDM, assim como com outros actores políticos, com o mesmo propósito.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos