O País – A verdade como notícia

Terroristas tentam invadir penitenciárias em Cabo Delgado

Os terroristas instalados há mais de três anos em Cabo Delgado ameaçaram assaltar o estabelecimento penitenciário de Mieze e, posteriormente, tentaram as cadeias de Mocímboa da Praia e Macomia, o maior da província. A informação foi confirmada esta segunda-feira pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos (MJACR).

Mieze é uma penitenciária semi-aberta, no distrito de Metuge, na província de Cabo Delgado. A invasão armada à unidade, bem como a outras cadeias em Mocímboa da Praia e Macomia não foi possível porque mercê do trabalho dos agentes que garantem a segurança.

“Perante a ameaça de invasão armada aos estabelecimentos penitenciários em Mieze, Mocímboa da Praia e Macomia, os agentes não se amedrontaram nem se acobardaram, tendo demonstrado bravura e coragem que impediram os assaltos planificados pelos terroristas”, afirmou o ministra Helena Kida.

Segundo ela, os agentes de segurança “resistiram por duas vezes à tentativa de assalto aos estabelecimentos e asseguraram a evacuação de 89 reclusos para lugar seguro”, disse.

Reconhecendo o trabalho feito contra presumíveis terroristas, alguns agentes da guarda penitenciária foram promovidos.

“Destacaram-se 24 agentes da guarda penitenciária que nos termos do artigo 39, do Estatuto da Guarda Penitenciária, vão promovidos por mérito a patente ou posto imediatamente superior por terem prestado serviços relevantes e extraordinários na missão de protecção da sociedade”, explicou Helena Kida.

Devido à insegurança, as penitenciárias de Macomia e Mocímboa da Praia estão parcialmente fechadas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos