O País – A verdade como notícia

Governo vai distribuir livros para alunos com deficiência visual

O Governo moçambicano reiterou o seu compromisso em continuar a promover o aumento do acesso e a melhoria da qualidade do ensino no país, tornando-o cada vez mais inclusivo e competitivo.

Para o efeito, de acordo com o primeiro-ministro, o Executivo vai continuar a contratar professores, produzir e distribuir livros gratuitos para o ensino primário.

E neste ano, visando um ensino inclusivo, o Governo vai, pela primeira vez, distribuir livros transcritos no sistema de grafia para alunos do ensino primário, com deficiência visual, a informação foi avançada por Carlos Agostinho do Rosário, esta sexta-feira, em Manica, durante a cerimónia central de abertura do ano lectivo, na qual foi inaugurada a Escola Secundária de Rotanda, que vai leccionar da 8ª à 12ª classe.

Do Rosário referiu ainda que no âmbito da melhoria da qualidade de ensino, o Governo vai continuar a garantir a construção, ampliação e reabilitação das escolas em todo o país e saudou a iniciativa do Programa de Produção e Distribuição de Carteiras Escolares, lançada no ano passado.

Aos gestores da educação, exortou-os a prestar atenção no desempenho dos professores e alunos e garantir um ambiente escolar saudável e a conservar as infraestruturas escolares.

Por outro lado, apelou-os a pautarem pela transparência na gestão dos recursos financeiros, materiais e humanos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos