O País – A verdade como notícia

Governo vai desenvolver zonas que poderão evoluir para parques industriais

O Presidente da República disse, hoje, que o seu Governo vai desenvolver zonas industriais que poderão evoluir para parques industriais em Nampula, Manica, Zambézia, Sofala e na província de Maputo. Filipe Nyusi falava no fim da visita de trabalho à província de Nampula.

 

O segundo dia de trabalho na província de Nampula estava virado para a industrialização e comercialização agrícola no país. Filipe Nyusi começou por inaugurar uma fábrica com capacidade para processar 14 toneladas de castanha de caju por dia. A unidade fabril, localizada no distrito de Meconta, posto administrativo de Namialo, deverá empregar até 400 trabalhadores no seu melhor momento de funcionamento.

Seguiu para a feira agro-industrial, onde estavam expostos diversos produtos que são da nossa terra, alguns transformados para o mercado nacional e internacional.

Muitas das empresas que corporizaram a feira estão baseadas na província de Nampula, aliás, depois de Maputo, Nampula é a segunda província com maior número de unidades da indústria transformadora, com a Zona Económica Especial de Nacala a destacar-se nesse aspecto.

O assunto do agronegócio e da industrialização do país foi, na verdade, tema do II Fórum Nacional de Comercialização Agrícola, no qual o Chefe de Estado anunciou as iniciativas do seu Governo nesse capítulo.

O Presidente da República falou de vários incentivos para estimular a produção e deu o exemplo do frango que nos últimos anos tem aumentado de produção, mas que não se pode correr para o banimento total das importações.

II Fórum Nacional de Comercialização Agrícola foram entregues os primeiros cinco cheques a igual número de projectos para beneficiarem do financiamento concedido pelo Governo, através do Banco Nacional de Investimentos para o apoio às empresas em dificuldades por conta da pandemia da COVID-19.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos