O País – A verdade como notícia

Governo vai ao parlamento para sessão de informações aos deputados

O Governo vai esta quarta-feira ao parlamento para prestar informações acerca da situação política e social do país. Numa sessão que vai durar dois dias, a situação em Cabo Delgado é das que vai polarizar os debates.

As bancadas parlamentares já arrolaram as suas questões e já foram enviadas ao Governo para os devidos esclarecimentos.

Numa sessão em que cada bancada tem direito a solicitar informações sobre um tema, a Frelimo quer detalhes sobre o que está a ser feito no sector da agricultura.

“A Bancada Parlamentar da Frelimo solicita do Governo, informações sobre as acções em curso no sector agrário, visando elevar, ainda mais, a produção e a produtividade, de modo a assegurar a disponibilidade de alimentos, em quantidade e qualidade, para todos os moçambicanos” submeteu o grupo parlamentar do partido no poder.

A Renamo foca-se na insegurança no país e quer do Governo, informações sobre o que está a ser feito para acabar com a situação.

“A Bancada Parlamentar da Renamo pretende saber, de forma detalhada, a estratégia interna e político-diplomáticas levadas a cabo para resgatar a ordem e tranquilidades, os contornos do pedido de apoio à União Europeia e da contratação de empresas de segurança e mercenários, o respeito pelos direitos humanos e responsabilização dos violadores dos mesmos” indica a nota contendo as questões do maior partido da oposição.

O MDM, também foca-se na insegurança que se vive em alguns pontos do país e leva ao Executivo, três pontos que pretende ouvir esclarecidos.

“A Bancada Parlamentar do MDM pretende saber do Governo: O que é que tem falhado para a conservação da Paz; O que está sendo feito para a normalização da situação na zona centro do país e; Qual é o ponto de situação na província de Cabo Delgado” arrolou o partido.

Questões que o Governo deverá responder em sessão plenária agendada para quarta e quinta-feira.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos