O País – A verdade como notícia

Governo timorense vai pedir nova extensão do Estado de Emergência

O governo do Timor-Leste decidiu, esta terça-feira, solicitar ao Presidente da República a prorrogação do Estado de Emergência por 30 dias, para evitar o pior. O país tem 27 casos confirmados da COVID-19, todos recuperados.

O Executivo explicou que a decisão, aprovada em Conselho de Ministros, tem em conta “a evolução preocupante da situação epidemiológica e a disseminação de casos registados de infecção da COVID-19, tanto a nível regional, como a nível mundial”, escreve o Notícias ao Minutos, citando um comunicado a que a Lusa ateve acesso.

Com a prorrogação, pretende ainda “evitar e neutralizar os riscos de propagação do SARS-CoV-2, para assim proteger a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde”.

O estado de excepção deverá implicar a manutenção das medidas actualmente em vigor, nomeadamente “a suspensão ou a restrição dos direitos de circulação internacional, de circulação e de fixação de residência e de resistência”.

A extensão, que vai ser agora considerada pelo Presidente, obrigará novamente a reuniões do Conselho de Estado e do Conselho Superior de Defesa e Segurança, antes de um debate no Parlamento Nacional, diz ainda o Notícias ao Minutos.

Timor-Leste, que está actualmente sem casos ativos da COVID-19. Está actualmente no quinto período de 30 dias de Estado de Emergência, que termina no início de outubro.

Desde o início da pandemia Timor-Leste registou um total de 27 casos confirmados, já todos recuperados, estando actualmente 680 pessoas em quarentena e 174 em isolamento. Já foram realizados 6.783 testes, e 130 pessoas ainda aguardam os resultados.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos