O País – A verdade como notícia

Governo sírio anuncia que tomou controlo das regiões no norte do país

Pouco tempo depois da retirada das tropas norte-americanas da Síria, as tensões podem tomar conta daquele país. Temendo perder a cidade de Manjib, na província de Alepo, para os turcos que recentemente anunciaram uma ofensiva, as milícias curdas, denominadas Unidade de Protecção Popular, pediram ajuda ao Exercito Sírio.

Esta força governamental confirmou a entrada na cidade de Manjib nesta sexta-feira, e prometeu garantir a segurança das populações residentes no território.

Por outro lado, as milícias curdas anunciaram que a partir de agora passarão a concentrar a ofensiva contra o autodenominado Estado Islâmico, perto da fronteira com o Iraque.

Moscovo, um aliado do regime de Bashar al-Assad, vê com bons olhos o desenvolvimento considerado um "passo positivo" que "pode estabilizar a situação", nas palavras do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

A 12 de Dezembro, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdo?an, anunciou a preparação de uma ofensiva no norte da Síria contra as milícias curdas.

Ancara considera-as uma organização terrorista e uma extensão na Síria do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que combate o Estado turco.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos