O País – A verdade como notícia

Governo revê em baixa crescimento económico do país

O Governo revê em baixa o crescimento económico para este ano. As novas projecções apontam para um incremento do PIB entre 2 e 2.5 por cento, contra a previsão inicial de 4.7 por cento.

Os efeitos dos ciclones tropicais idai e Kenneth, que arrasaram as regiões Centro e Norte do país, respectivamente, já se fazem sentir nos indicadores macroeconómicos. O Banco Central, na sua última sessão de política monetária, já alertara para um resfriamento da economia este ano.

Hoje, chegou a confirmação do pior dos cenários. O Executivo de Maputo reviu em baixa o crescimento do Produto Interno Bruto para até 2.5 por cento em 2019, contra a previsão inicial de 4.7 por cento. Contudo, e apesar dessa desaceleração, o Fundo Monetário Internacional antevê uma recuperação da economia no próximo ano, segundo Ari Aisen, Representante-residente/ da instituição.

Aisen recomendou, no entanto, a manutenção da actual política monetária do Banco de Moçambique.

Os dados foram avançados hoje, em Maputo, durante o Economic Briefing promovido pela CTA, sobre a conjuntura actual e perspectivas económicas de 2019, num contexto dos desastres naturais que assolaram o país.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos