O País – A verdade como notícia

Governo responde hoje às inquietações dos parlamentares

O Governo presta, hoje, informações ao Parlamento sobre alguns pontos da actualidade nacional, numa sessão bastante aguardada pelas bancadas da Assembleia da República.

As três bancadas entregaram ao Executivo os temas que esperam ver abordados, sendo de destacar os ataques ocorridos em Mocímboa da Praia, os esquemas de corrupção nas instituições públicas, além do esclarecimento de crimes como assassinatos.

“Os deputados da bancada parlamentar da Frelimo estão preocupados com os incidentes que ocorreram, sobretudo, nas zonas centro e norte do país, com destaque em Cabo Delgado, Mocímboa da Praia, Palma e em outros pontos do país, bem como com o que aconteceu em Mandimba (Niassa). Esta situação de insegurança não nos deixa tranquilos, vai daí a necessidade de trazermos para o debate parlamentar, na sessão de informações do Governo”, disse Galiza Matos, porta-voz da bancada parlamentar da Frelimo.

Por seu turno, António Muchanga, porta-voz da bancada da Renamo, diz que não se justifica que num país pobre como Moçambique, milhões de meticais sejam desviados nas instituições em esquemas corrupção. Muchanga fala também dos salários auferidos pelos membros do Conselho de Administração da empresa pública Electricidade de Moçambique, que ultrapassam um milhão de meticais. “Esperamos que nos expliquem como é possível, num país pobre, empresas públicas estarem a pagar mais de um milhão de meticais.

O dono das empresas é o Estado. Não estão a mandar lucros, porque estão a ser divididos pelos gestores”, avançou Muchanga, em nome da bancada da Renamo.

“Enquanto bancada parlamentar do MDM, pedimos que o Governo venha prestar informação sobre a criminalidade. Em vários crimes, a culpa morre solteira, porque a Justiça não se tem mostrado capaz de encontrar e responsabilizar os autores dos crimes”, referiu, por sua vez, Fernando Bismarque, porta-voz da bancada parlamentar do MDM.
 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos