O País – A verdade como notícia

“Pedra a Pedra, constroem um novo dia” em meio da grandes desafios

Foto: O País

O Governo vai realizar o censo de mineradores artesanais formais e informais na província de Inhambane, para acabar com a mineração ilegal que causa inúmeros prejuízos e perdas ao Estado.

Na região de Pambarra, distrito de Vilankulo em Inhambane, o jornal “O País” encontrou homens e mulheres que, a cada nascer do sol, literalmente, pedra a pedra constroem um novo dia, no meio dos muitos desafios.

Na actividade de extracção de pedra para a construção civil, muitas vezes, os mineradores artesanais, que operam sem o devido equipamento, contraem ferimentos desde graves a ligeiros.

Dona Efigenia é uma das pessoas que encontramos naquele local e diz ser uma actividade muito pesada e arriscada, dadas as condições de trabalho.

A actividade não é apenas arriscada, mas também pouco rentável. Cada pessoa consegue por dia um máximo de 10 latas de pedra e vende cada uma por 13 meticais, o que dá um rendimento diário de 130 meticais.

Feitos os cálculos numa base mensal, significa que os homens e mulheres de Pambarra tiram 300 latas de pedra por mês para um rendimento de três mil e novecentos meticais.

Os mineradores ilegais vêm agravar ainda mais a situação penosa daqueles homens e mulheres que trabalham muito e ganham pouco.

Segundo apurámos no local, os ilegais, muitas vezes, exploram à luz do sol, mas, como não há, no local, capacidade para os retrair, operam como se fossem legais e vendem o minério a um preço inferior ao dos formais, uma vez que não há taxas a pagar.

Os mineradores legais calculam que, devido à presença dos ilegais, acumulam prejuízos na ordem de um milhão de meticais por mês.

Para acabar com a mineração ilegal, o Governo vai realizar o censo de mineradores artesanais formais e informais.

Em Inhambane, os minérios mais explorados são areia, argila e calcário e estima-se que estejam envolvidas, na actividade, cerca de 1600 pessoas.

Em toda a província de Inhambane, existem cerca de 100 focos de mineração, com destaque para os de material de construção.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos