O País – A verdade como notícia

Governo propõe reforço de 28.7 biliões de meticais ao orçamento

Na sua proposta do orçamento rectificativo, submetido ao Parlamento, o Governo propõe um acréscimo de 28.7 mil milhões de meticais para reforçar o Orçamento do Estado de 2020. Assim sendo, a despesa total do Executivo vai disparar para mais de 374 mil milhões de meticais.

O Governo moçambicano justifica que “a proposta do orçamento rectificativo foi elaborada tendo em conta o contexto internacional de desaceleração económica, redução dos preços dos principais produtos primários e abrandamento da actividade económica, devido à eclosão da pandemia da COVID 19”.

Da nova despesa, 231 mil milhões de meticais destina-se à rubrica de funcionamento, cerca de 90.5 mil milhões para investimento e 52.4 mil milhões para operações financeiras. O défice orçamental fixar-se-á nos 159.9 mil milhões de meticais.

De acordo ainda com a proposta do orçamento rectificativo, a que “O País” teve acesso, os recursos internos terão maior peso. São 214.1 mil milhões de meticais em arrecadação de receitas do Estado, com destaque para a receita tributária (195.6 mil milhões de meticais), alienação do património do Estado (9.9 mil milhões de meticais) e 53 mil milhões de meticais em empréstimos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos