O País – A verdade como notícia

Governo promete reduzir rácio professor-aluno

Comemora-se, hoje, em todo o país, o Dia do Professor. O presidente da República, Filipe Nyusi, que dirigiu, hoje, as cerimoniais centrais do Dia do Professor, na cidade de Nampula, enalteceu a postura profissional dos docentes que ao longo do quinquénio “deram o melhor de si para proporcionar conhecimentos e competências aos moçambicanos.  

“O professor é o personagem principal no processo de ensino e aprendizagem, faz diferença e não há tecnologia ou equipamento que substitua um professor. O papel do professor não se escreve apenas na sala de aula, ele é formador do cidadão, é facilitador do acesso ao conhecimento”, disse Filipe Nyusi.

Ciente dos desafios que os professores enfrentam no dia-a-dia, entre os quais a necessidade de melhoria da assistência médica e medicamentosa, a redução do tempo de espera na distribuição do subsídio do funeral, a necessidade da celeridade da fixação de pensão de sobrevivência ou mesmo a redução do rácio professor-aluno na EP1, o Presidente da República garantiu melhorias neste sector.

“Conhecemos o efeito negativo de turmas grandes no processo de ensino e aprendizagem. Prometemos reduzir o rácio professor-aluno, investindo no aumento do número de professores, e incrementar acções com vista a valorizar o papel do professor, incluindo a criação de boas condições de trabalho”.

Filipe Nyusi disse ainda que o compromisso do Governo é continuar com as reformas iniciadas de forma incisiva para solucionar os problemas dos professores.

“Pretendemos continuar a trabalhar na expansão da rede escolar rumo ao acesso universal e gratuito à educação básica, construindo mais unidades escolares, investindo no melhoramento da qualidade de educação”, acrescentou.  

Entre as acções realizadas, que mais influenciaram no aumento do crescimento da educação, Nyusi destacou a construção de mais de três mil e oitocentas novas salas de aulas, beneficiando mais de trezentos e oitenta mil alunos.

Internacionalmente, este ano celebrou-se o 05 de Outubro, Dia Internacional do Professor, sob o lema: “O direito à Educação significa o direito a um professor qualificado”. “A nossa política educacional está alinhada com este lema. Muito fizemos para melhorar a qualidade de ensino ao longo do quinquénio”.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos