O País – A verdade como notícia

Governo prevê boa campanha agrícola na próxima época

O optimismo quanto ao desempenho da agricultura na próxima época foi manifestado pelo ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, durante a visita que efectuou, ontem, aos distritos da Moamba e de Matutuíne, na província de Maputo. Trata-se de uma visita preparatória do lançamento da campanha agrícola 2017-2018, marcado para 25 de Outubro próximo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Ainda não foi apurada a quantidade de alimentos a produzir, mas o ministro adianta uma previsão de crescimento da produção na ordem de pelo menos 7%.

Para o Governo, este resultado é satisfatório e poderá ser alcançado pela previsão de condições climáticas favoráveis, melhor aprovisionamento de sementes, entre outros factores.

No distrito da Moamba, o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar visitou campos agrícolas e uma grande unidade de produção da papaia. Em Matutuíne, visitou campos de produção da Macadâmia, cultura para a qual Moçambique pretende tornar-se num dos maiores produtores mundiais e visitou plantações da batata entre outras culturas.

A aposta do Executivo é a transformação da agricultura de subsistência, que é a que mais predomina no país, para uma agricultura orientada para o mercado, permitindo assegurar a auto-suficiência alimentar e a exportação. 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos