O País – A verdade como notícia

Governo pretende disponibilizar subsídio para crianças vulneráveis

O Governo pretende disponibilizar um subsídio para crianças em situação de vulnerabilidade ou desnutrição em todo o país. O projecto que teve a fase piloto em Nampula, poderá abranger 52 mil crianças a partir de 2020.

A iniciativa está em implementação em quatro distritos da província de Nampula e prevê um subsídio às mães carenciadas, que varia entre 650 a 1500 meticais.

Para se ter acesso ao subsídio, as unidades sanitárias serão responsáveis por fazer a classificação. Numa situação em que uma mulher grávida aparece em situação de vulnerabilidade é elegível a se beneficiar do subsídio.

O projecto faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Social Básica (ENSSB) 2016-2024, e tem como objectivo reduzir a vulnerabilidade da criança, promover o seu desenvolvimento através da melhoria da sua saúde e dieta alimentar e possibilitar o acesso aos serviços sociais básicos e de protecção.

Nos próximos três meses será feita a avaliação do impacto do programa, para permitir que seja a nível nacional.

No entanto, Moçambique continua com taxa de desnutrição entre as mais elevadas do mundo, afectando cerca de 43% de crianças menores de 5 anos.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos