O País – A verdade como notícia

Governo preocupado com conflitos de terra em Cabo Delgado

O governo da província de Cabo Delgado está preocupado com os conflitos de terra no distrito de Balama, onde a população e investidores disputam espaços para agricultura e exploração de recursos minerais.

Conflitos de terra é um problema antigo em Cabo Delgado, mas nos últimos tempos a situação tende agravar-se, supostamente devido a descoberta e exploração de recursos minerais, e por causa do alegado aumento de áreas para agricultura.

Para evitar mais conflitos, que ameaçam o futuro de alguns investidores nacionais e estrangeiros, o governo da província, está a ser forçado a intervir e acelerar no processo de legalização de terras das comunidades afectadas pelos mega-projectos.

Durante a sua recente visita ao distrito de Balama, o governador de Cabo Delgado procedeu a entrega de Duats a 25 camponeses de Ntete, uma aldeia próxima de uma das maiores minas de grafite do país.
Com os Duats, os camponês de Ntete sentem -e relativamente seguros, e esperam que seja o princípio do fim de conflitos de terra.

Os conflitos de terra no distrito de Balama, começaram com a exploração de grafite, supostamente devido a injustas indemnizações e expropriação de machambas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos