O País – A verdade como notícia

Governo precisa de mil milhões USD para construir barragem de Mapai

O Governo precisa de mais de mil milhões de dólares norte-americanos para viabilizar o projecto de construção da Barragem de Mapai na província de Gaza. O valor inclui a construção da barragem e do dique de protecção a comunidade de Salane, bem como a elaboração do projecto executivo, fiscalização e reassentamentos.

Para o efeito, esta sexta-feira, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos reuniu com parceiros de cooperação para apresentar os resultados do estudo de viabilidade para a construção da barragem de Mapai, no contexto da criação de resiliência climática e de desenvolvimento integrado do sul de Moçambique.  

Entretanto os parceiros mostraram-se satisfeitos com o projecto e solicitaram ao Governo os detalhes dos custos para garantir que cada um possa identificar a área que pretende ajudar.

O Banco Africano de Desenvolvimento que financiou, em 4.6 milhões de euros, o estudo de viabilidade do projecto, diz que os retornos económicos são positivos.

Por sua vez, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos considera que o projecto, para além de resolver muitos problemas na província de Gaza, vai revolucionar o país.

Na componente socioeconómica, o projecto prevê, dentre outras questões, reassentar cerca de 10 mil habitantes residentes em 21 comunidades, manter a comunidade de Salane e sua protecção contra inundações.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos