O País – A verdade como notícia

Governo precisa de 2.1 mil milhões MT para fazer face à presente época chuvosa

As previsões indicam para chuvas acima do normal, vendavais, ciclones, cheias e inundações urbanas. E são justamente estes fenómenos que vão afectar as 1 618 000 pessoas em todo país nas diversas áreas. O plano de contingência está desenhado e indica que serão necessários 2.1 mil milhões de meticais.

Neste momento o executivo está com um défice de 1.2 mil milhões, sendo que “o Banco Mundial e o Fundo de Gestão de Calamidades disponibilizaram o resto”, explicou Carmelita Namashulua, em representação do Governo.

Sobre onde se vai buscar os 1.2 mil milhões de meticais, o Governo ainda não tem nomes definidos, mas assegura que a fonte serão os parceiros de sempre e a sociedade civil. Mas não é apenas de dinheiro que o precisa Governo para dar melhor resposta à época chuvosa 2019-2020. “Temos de mobilizar meios aéreos, terrestres e outros para fazer buscas e resgates sempre que necessário”, disse.

Os sectores que poderão sofrer um impacto directo destas intempéries são a educação, a saúde, agricultura, assim como o da alimentação. Para este último, o Governo diz que vai precisar de 4.410 toneladas de bens alimentares para assistência, entre Janeiro e Março de 2020, a 150 mil pessoas. Já existem disponíveis cerca de 2 mil toneladas, prevalecendo um défice de 2.400 toneladas, avaliadas em cerca de 190 milhões de meticais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos