O País – A verdade como notícia

Governo participa das reuniões de primavera do FMI e Banco Mundial

Foto: rfi

O ministro da Economia e Finanças participa, a partir de hoje, das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos de América.

Segundo o Ministério da Economia e Finanças, Max Tonela, e sua delegação, irão participar do encontro sobre “Diálogo de políticas para maximizar o crescimento em meio à vulnerabilidade da dívida na África Subsariana”, um evento que decorre sob o lema “Usando as Oportunidades para Superar os Desafios”.

Durante as reuniões, também está previsto que o ministro tenha um encontro de cortesia com o director-executivo do Banco Mundial para a Constituência Africana, Taufila Nhamadzabo, e uma reunião bilateral com o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwuni Adesina.

O evento decorre num contexto em que o Governo moçambicano aguarda pela aprovação final do financiamento ao país de cerca de 470 milhões de dólares pelo Conselho de Administração do FMI.

Estes encontros acontecem depois de, na semana passada, o ministro da Economia e Finanças ter anunciado que o BAD irá voltar a financiar o Orçamento do Estado a partir de 2023. Quem também mostrou interesse em retomar esse tipo de apoio ao país é o Banco Mundial, mas sem especificar datas.

O financiamento do Orçamento do Estado foi suspenso em 2016, após a descoberta das dívidas ocultas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos