O País – A verdade como notícia

Governo lança portal de emprego em Nampula

O Governo moçambicano, através do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), vai lançar brevemente um portal de emprego na cidade e província de Nampula, Norte do país, no âmbito da operacionalização do programa “Mais e melhores empregos”.

A informação foi revelada em Maputo, pela ministra Vitória Diogo, durante a cerimónia de entrega de 12 computadores ao Instituto Nacional de Emprego (INEP) oferecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Diogo destacou a importância daquele equipamento informático, que vai ajudar a aumentar a eficiência dos centros de emprego, através da expansão e aproximação de serviços aos cidadãos.

Citada pela AIM, anunciou ainda que dentro em breve, finais do mês em curso, serão capacitados na cidade de Nampula, cerca de 20 técnicos de emprego provenientes de todo o país, em matérias de operacionalização e administração da referida plataforma digital.

“Queremos com estas medidas modernizar e capacitar os nossos serviços de emprego para que mais cidadãos possam obter informação e registar-se para emprego sem qualquer custo”, afirmou a ministra.

O representante da OIT em Moçambique, Igor Felice, referiu que o equipamento vai ajudar a fortalecer tecnicamente os centros de emprego, através da melhoria da produtividade.

“O Governo de Moçambique é membro da OIT e nós estamos apoiar em todas as vertentes do emprego, desde a formação profissional a oferta de centros de emprego para melhorar os serviços dos centros, a política do emprego e tudo isso para que o país alcance as metas de trabalho digno”, disse o representante da OIT.

Moçambique é signatário da Convenção 88 da OIT, sobre os serviços públicos de empregos, que exige que os governos disponibilizem os serviços gratuitos de emprego.

Neste contexto, o Governo criou recentemente, o Instituto Nacional de Emprego (INEP), entidade que tem a responsabilidade de implementar a política de emprego, aprovada em Setembro de 2016.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos