O País – A verdade como notícia

Governo interdita importação de carnes da África do Sul

Está proibida a importação de carne de vaca, cabrito, porco e ovelha proveniente da África do Sul, devido a eclosão do surto de febre aftosa neste país vizinho. A proibição abrange também a importação deste grupo de animais para criação ou abate em Moçambique.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o surto de febre aftosa foi detectado, a 24 de Agosto, na vizinha Africa do sul, Província de Limpopo, distrito de Mopani, mas só veio a ser reportado no dia 30 do mesmo mês. A situação fez com que o governo proibisse à importação de cernes provenientes da África do Sul, particularmente de vaca, cabrito, porco e ovelha.

A medida estende-se ainda à interdição de importação de subprodutos destes animais que até ao momento são considerados impróprios para o consumo humano.

Como forma de precaver a eclosão do surto no país, o governo intensificou as medidas de fiscalização do movimento e trânsito de animais, produtos e subprodutos ao longo das principais fronteiras moçambicanas.

A medida de interdição de importação deste grupo de carnes pode ser prejudicial no abastecimento de uma parte do mercado moçambicano, tendo em conta que os consumidores da zona sul do país dependem muito da carne proveniente da África do Sul.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos