O País – A verdade como notícia

Governo encerra três centros de acolhimento de crianças em Inhambane e Nampula

O governo mandou encerrar três centros de acolhimento de crianças nas províncias de Inhambane e Nampula. Dois em Nampula e um na província de Inhambane. Dentre várias irregularidades está a falta de condições de higiene, pessoal e infraestruturas adequadas para a proteção das crianças.

O seu encerramento ocorreu durante o princípio do segundo semestre deste ano, segundo a assessora da ministra do Género, Criança e Acção Social para políticas sociais, Francisca Sales. Durante as acções inspectivas concluiu-se que alguns centros de acolhimento de crianças apresentavam, entre vários problemas, precárias condições de higiene.

Por sua vez, a Presidente do Tribunal de Menores Maria Karlsen denunciou a existência de centros que não respeitam as regras estabelecidas por lei como é o caso do registo institucional.

Na perspectiva de buscar soluções eficazes para proteccão dos menores, a Procuradoria-Geral da República em parceria com a UNICEF lançaram esta terça-feira o grupo de coordenação e consulta sobre a proctecção alternativa das crianças.

O grupo é composto por magistrados judiciais e do Ministério Público, instituições do Governo, organizações não-governamentais, sociedade civil, o parlamento juvenil e irá dedicar-se a análise e verificação de estratégias relativas a proteção e assistência das crianças.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos